
Em 2014, o prédio do Centro de Educação Infantil “Josefina Franco Primo”, na Vila Aparecida, estava desativado. Enquanto o local ficava abandonado e com sua estrutura gravemente comprometida, uma casa distante e fora do bairro foi alugada para atender as crianças da localidade.
Enquanto o então vereador Rodrigo Calzzetta cobrava urgente reforma da creche e sua consequente reabertura, um projeto apresentado tinha intenção de conceder todo espaço para uma ONG.
Não aceitando aquilo, Calzzetta mobilizou centenas de pessoas da Vila Aparecida e organizou um abaixo-assinado. O documento, demonstrando insatisfação com aquela intenção, solicitava a prefeitura a desistência do projeto e imediata reforma da unidade. Rodrigo coordenou a ação de coleta de assinaturas, num sábado, em frente ao CEI Josefina.
Após uma manhã de muito trabalho, o documento contabilizou mais de 400 assinaturas de repúdio a cessão do prédio da creche. Em posse do abaixo-assinado, Rodrigo articulou junto a Câmara Municipal e a Prefeitura e o projeto foi retirado. A ideia nunca mais voltou a pauta de discussões.
Pouco tempo depois, o prédio da creche foi totalmente reformado. As crianças voltaram a ser atendidas dentro do bairro. Atualmente, o local oferece maior comodidade também aos servidores da educação, atendendo mais de 100 crianças diariamente.