Rodrigo Calzzetta

RODRIGO CALZZETTA

Rodrigo inicia campanha de combate ao escorpião

Atento aos relatos de aparição de escorpiões em diversos bairros de Boituva, Rodrigo Calzzetta está em mobilização para combater o animal peçonhento e conscientizar a população sobre formas de evitá-lo. Após realizar uma série de estudos sobre o tema, solicitou reunião para tratar do assunto na Prefeitura Municipal. Na terça-feira, 05 de dezembro, foi recebido por Jesy Kendy Riello, Chefe da Divisão de Vigilância Sanitária.

O objetivo da conversa foi saber como a população deve agir caso encontre escorpiões em sua residência e, principalmente, como deve ser feito o trabalho de prevenção para que ele não se desenvolva.

“O escorpião é um animal muito resistente. Pode ficar até um ano sem se alimentar. Por isso ele se esconde por muito tempo para depois sair para caçar”, explica Jesy.

Jesy e Rodrigo durante reunião na Prefeitura tratando sobre o escorpião

Por isso, é importante manter terrenos e quintais livres de entulhos, telhas e sujeiras de qualquer tipo. Também é necessário cuidar de frestas em portas e tijolos, sendo necessário sempre tampar. O período que estamos passando, de muito calor e umidade, favorece o surgimento e a reprodução do escorpião.

Em agropecuárias também se vendem venenos que não matam o animal, mas os mantém longe da residência. Eles não entram ao sentir o veneno. É importante também tapar ralos de banheiros com redes e sempre observar o canto de camas, armários e dentro dos tênis, por exemplo.

Caso o morador encontre um destes animais em sua residência e o capture, a orientação é para posteriormente ligar nos fones de controle de vetores. Uma orientação inicial será realizada e depois uma visita para verificar as condições do imóvel. Os fones de contato são: (15) 3263-4444 e (15) 3263-2827. Também é possível enviar e-mail para a ouvidoria (ouvidoria@boituva.sp.gov.br) ou efetuar um protocolo pelo site da prefeitura (www.boituva.sp.gov.br).

PICADA – Em eventual caso de alguém ser picado pelo escorpião, a orientação é para que se lave o local imediatamente com água fria corrente e sabão neutro. Logo em seguida, a ordem é uma só: direto para o hospital ao encaminhamento para tomar o antídoto ao veneno.

Atualmente, a Prefeitura de Boituva instalou um Comitê Intersetorial para discutir e combater infestações tanto de escorpiões como de outros animais peçonhentos.

“Todos fazendo sua parte certamente venceremos o escorpião. Limpar terrenos e quintais e garantir que ele não se prolifere. É importante ficar atento em casos extremos, se a pessoa for picada não deve esperar por nada, deve ir imediatamente ao hospital. Qualquer dúvida ou necessidade a prefeitura está com profissionais capacitados e treinados para dar suporte a população”, explicou Rodrigo.