
A trilogia de “A Casa das Sete Mulheres”, da consagrada escritora Leticia Wierzchowski, é um manancial de romance, amor e história. Os três livros, que juntos reúnem nada menos que 1464 páginas, envolvem o leitor em roteiros derivados da Revolução Farroupilha – ocorrida no Rio Grande do Sul entre os anos de 1835 e 1845. O primeiro livro, que recebe o nome da própria trilogia, conta a história da família do general Bento Gonçalves da Silva. Durante a guerra, as mulheres isolam-se em uma estância a espera dos tempos de paz. Durante este tempo, desenvolvem seus dramas e enredos de conflito pessoal e amores, sempre a espera do retorno de seus pais, maridos, tios e irmãos. Para contar esta história, Leticia transpõe todas as fronteiras. História e ficção, realidade e fantasia, o natural e o sobrenatural.
Rede Globo – Este primeiro livro foi adaptado pela Rede Globo e transformou-numa das maiores minisséries brasileiras de todos os tempos. “A Casa das Sete Mulheres” foi exibida em 51 capítulos de 7 de janeiro a 8 de abril de 2003, contando em seu elenco com alguns dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira, como Nívia Maria, Murilo Rosa, Thiago Lacerda e Giovanna Antonelli (estes últimos eternizados na interpretação impecável de dois vultos históricos, Giuseppe Garibaldi e Anita Garibaldi).
Sequência – O segundo livro da trilogia é “Um Farol no Pampa”, que tem como centro a jornada de um jovem de nome Matias, herdeiro de uma das estâncias da família. Seu enredo desenrola-se cheio de reviravoltas e com base na guerra do Império do Brasil contra o Uruguai. Por fim, “Travessia” é um livro que traz a apaixonante história de amor entre o italiano Giuseppe Garibaldi e a catarinense Anita Garibaldi. Juntos enfrentarão um sem fim de dificuldades e se amarão pelos pampas gaúchos, pelas vielas de Montevidéu e no esplendor da jovem Itália que luta por unificação. A trilogia é uma caminhada épica escrita por Leticia e que atinge diretamente o coração e a alma daqueles que se permitem trilhar essa jornada.
Curso – Nos meses de maio e junho de 2021, Rodrigo Calzzetta participou de um curso especializado em escrita de livros ministrado diretamente pela escritora Leticia Wierzchowski. O tema dos estudos, que foram divididos em aulas semanais, foi a “arquitetura do romance”. No projeto, Rodrigo aprendeu passos importantes para construção e escrita de um livro de grande porte, como a confecção de narrativas, construção de personagens e a passagem de tempo em histórias..
“Foram momentos de muito aprendizado com esta grande escritora brasileira. As aulas eram praticamente privativas, para poucas pessoas. Tivemos a oportunidade de tirar dúvidas diretamente com esta que é uma das maiores autoras do nosso tempo”, explicou Rodrigo.